Os Bebés e a Televisão

Nunca tive uma opinião muito formada sobre este assunto. Mesmo na altura da faculdade os estudos não eram muitos conclusivos, havendo sempre o reverso da medalha!

Na nossa altura fazia mal aos olhos, na geração a seguir viciava e hoje em dia estimula... No entanto, e como em tudo na vida, o grande problema são os excessos! Os que de nós usam óculos, provavelmente, nada terá a ver com a televisão e os que se viciaram foram, simplesmente, porque os pais não lhes deviam ligar puto!!


No entanto, a Associação Americana de Pediatria veio reforçar a ideia de que os bebés até aos 2 anos não devem ver televisão!!! Eles dizem que o facto das crianças passarem o seu tempo livre em frente à televisão provoca dificuldades de linguagem e mais tarde torna-as crianças menos criativas, para além de relacionarem a televisão a uma data de doenças (obesidade, problemas de concentração, insónias, agressividade...)...
Mesmo o facto de alguns filmes referirem nas capas que estimulam, eles refutam dizendo que uma criança até aos 2 anos não consegue ter a percepção necessária para entender o filme e que se lhes dessemos a escolher iriam sempre preferir aprender (brincar) com os pais!
No fundo, e isto sou eu a dizer, o que estimula os bebés são as músicas e as cores (sobretudo as primárias) e o facto de ambas estarem na televisão faz com que os bebés fiquem distraídos. Se a Tv dá jeito!?!? Dá um jeitão... Cá em casa não apanhamos o BabyTv, mas comprámos um filme e já tive que me socorrer a ele, um dia, para tentar fazer uma sopa ;) Mas, no dia-a-dia, a TV por acaso está desligada dando lugar à música (se estivesse em PT a história devia ser outra)!

Para lerem o artigo é só clicar aqui 

Comentários

hahahaha Que graça! :D
Eu senti-me a pior mãe do mundo quando pús a Gigi à frente da TV com 4 ou 5 meses porque tinha coisas para fazer em casa!
Temos pena! É que essa babysitter dá mesmo um jeitão! E claro que não ficam 12h agarradas à mesma! Mas se ficarem 1h ou 2h enquanto fazemos a sopa, aspiramos e trocamos as camas, isso contribui também para o bem-estar familiar! :P

Mensagens populares deste blogue

Salvos pelos Avós!

Bolo Menino

Aos regressos