Casamento Chinês

No sábado fui ao meu primeiro casamento chinês. Ou melhor, fui a um grande jantar de casamento. Passo a explicar.
O ritual chinês nada tem a ver com o nosso (seja o laico ou o católico), é uma cerimónia (também) cheia de tradição em que apenas os padrinhos e a família mais próxima estão presentes. Eu não vos consigo contar ao pormenor, mas sei que o noivo vai a casa da noiva oferecer chá à sogra, mas antes vai buscá-la ao quarto e tem de convencer as madrinhas a abrirem-lhe a porta. Aqui nesta altura o noivo é massacrado pelas madrinhas e pelos padrinhos porque obrigam-no a fazer imensas coisas (tipo despedida de solteiro no próprio dia do casamento).
Pelas fotografias que vi, durante o jantar, foi o que deu para perceber do dia deles!

Depois do casamento vão receber os convidados (neste eram mais de 600 pessoas) e aos mais velhos os noivos têm que oferecer chá. Depois de duas horas de recepção, é o jantar com... 13 pratos!!! Foi nesta parte que entrei :)
Era uma sala gigantesca, com o símbolo double happiness por todo o lado, com um grande palco e com uma banda (já me tinham avisado que nestes casamentos não se dançava, mas quando vi o aparato fiquei cheia de esperanças).

Os noivos entraram com holofotes de comício político, foram ao palco dizer umas palavras em chinês (parece que agradeceram à família), os músicos tocaram umas músicas e começou o jantar, ou melhor o banquete!
Comi pela primeira vez sopa de barbatana de tubarão, que é maravilhoso! Eu queria muito experimentar, mas confesso-vos que não tenho vontade nenhuma de voltar a comer porque é inacreditável a forma como eles massacram os tubarões... já há sítios que não servem esta sopa em forma de protesto. Acho muito bem! Não simpatizo com o bicho, mas não lhe quero mal nenhum ;)

A seguir aos 13 pratos dava jeito um digestivo ou um pésinho de dança, mas não... toca de por o ar condicionado perto dos 0º para mandar as pessoas para casa porque amanhã é outro dia de trabalho...

E os noivos, esses, coitados!!! Estavam acordados desde madrugada, ela vestiu-se pelo menos 3 vezes, brindaram em cada uma das 70 mesas (imaginam o estado dele, não imaginam???) e no final estavam à entrada para a fotografia tipo postal! Quando me fui embora eles ainda lá estavam, com um sorriso pepsodent perante uma fila de convidados muito excitados para a fotografia... Fiquei com pena deles, confesso-vos! Os exageros dão sempre cabo de tudo ;)

Deixo-vos com a fotografia da limusina dos noivos, que acreditem ou não é das melhorsinhas que já vi :)))

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Salvos pelos Avós!

Bolo Menino

Aos regressos