Vale a pena viver em Macau?

Volta e meia recebo emails de pessoas a perguntar se vale a pena emigrar para Macau. A minha resposta é sempre a mesma: DEPENDE!!!

Em Macau tem-se uma vida fácil. O facto de ser um território pequeno facilita bastante a rotina do dia-a-dia. É seguro e um bom sítio para educar os filhos (apesar de haver poucos sítios lúdicos para os levar).
Os casinos trouxeram algumas coisas boas como uma grande variedade de restaurantes e mais salas de espectáculos. Há muito mais actividade cultural do que aquela que eu julgava existir!!!
É relativamente barato viajar aqui ao pé e esta é a grande fuga da maioria dos portugueses.
Há ainda as empregadas que ajudam e muito para a tal simplicidade da vida em Macau!
Mas o custo de vida tem aumentado de ano para ano... tudo é uma fortuna: o preço das casas está de se fugir e o supermercado nem se fala! À miníma cheia o preço dos legumes e das frutas dispara e é assustador sentir que ninguém se interessa em regular a inflacção!!!

Há 2 anos atrás, quando chegámos, penámos um bom bocado... sobretudo emocionalmente! Eu saí de Lisboa numa altura crucial para a minha família e quando senti que não tinha tapete debaixo dos pés pensei que, de facto, não tinha valido a pena! Mas era tarde de mais para voltar atrás... O meu emprego tinha sido extinto, o do meu marido também já não existia e o que no inicio tinha sido uma aventura com algumas bases de sustentação tornou-se uma necessidade perante o estado crítico do nosso país.
Nenhum de nós é engenheiro ou advogado (profissões muito bem renumeradas), mas lá vamos tendo uma vida que, talvez, em Lisboa fosse impossível, perante o cenário dantesco do desemprego que nos aguardava.
Ainda assim, não fazemos viagens nem nos aventuramos nos tais restaurantes de que falava.
Vale a pena viver em Macau? DEPENDE!!!
Depende da vossa situação actual, do que querem para o futuro, da vossa profissão, etc!
Se para mim compensa viver tão longe de casa? Tem dias...

Comentários

luiz gusmao disse…
Sou graduado em engenharia civil como está o mercado para esse profissional. É possível trabalhar na area.
Há algumas empresas portuguesas, nao sei se estao a contratar. Tecproeng e consulasia são alguns nomes. Boa sorte.
Boa noite. Costumo falar com algumas pessoas que estão em Macau, mas sinceramente nenhuma me responde ao essencial, vale a pena ir a Macau mesmo sem nenhuma oferta? Bem sei que com um pré contrato as coisas estão sempre mais facilitadas. Também sei que cada caso é um caso, mas parece-me que estando ai talvez seja mais fácil ou não? não tenho nenhuma ligação ao território, mas estive ai em 2013 e sinceramente gostei. Cumprimentos
Olá! É difícil dar-lhe uma resposta... Já vi pessoas arranjaram emprego no primeiro mês de Macau mas também já vi outras a irem embora por não terem conseguido nenhuma oportunidade! Será uma questão de sorte, mas a verdade é que se não tentar nunca saberá :)
Boa sorte!
Diogo Passos disse…
Viva,

Meu nome é Diogo Passos, represento o Grupo de Fado "Canto da Noite".

Vamos estar presentes na Macau International Fair (MIF) que se realiza entre os dias 20 e 25 de Outubro de 2016 e teríamos muito interesse em complementar esta viagem com alguns espectáculos para além daqueles que iremos realizar durante a MIF.

Tem algum(s) contacto(s) que nos possa indicar?

Qual é o preço médio de um bilhete para se assistir a um espectáculo musical?

Sem outro assunto,
Grato pela atenção despendida,
Com os melhores cumprimentos,
Diogo Passos
Olá Diogo,

Veja nestes dois sites os espectaculos que estão a decorrer no momento aqui em Macau:
- http://www.ccm.gov.mo/Event.aspx/-1
- http://www.macauticket.com/TicketWeb/Default.aspx?c=en-us

Boa estadia e espero que gostem de Macau!
Cláudia Pedrosa disse…
Boa noite, sou professora do 1º ciclo (primária) e recebi uma proposta para trabalhar numa escola em Macau. Gostaria de saber, se possível, qual o valor médio de despesas mensais (alojamento, transportes, alimentação, etc.) pois a escola não oferece nada. Obrigada
Olá Claudia, só vi este comentário hoje... quis o destino que viesse e que fosse professora de uma das minhas filhas :))))

Mensagens populares