Vem aí o Dragão
Os Chineses são de facto um povo completamente diferente de nós! Os costumes, o seu dia-a-dia, a forma como se vestem, o que comem e até o que celebram!
Desde que cheguei já assisti a várias festevidades e a muitos fogos de artifício, mas nada se compara com a loucura do ano novo chinês!
As pessoas andam doidas na rua (tipo nós no Natal), há filas de trânsito em todo o lado e ainda estamos a uma semana do grande acontecimento.
Como não podia deixar de ser este evento tem uma carga simbólica enorme! As pessoas enfeitam as casas cheias de motivos (em encarnado e dourado) para pedir prosperidade, longevidade e saúde! Fazem-se grandes limpezas para se entrar no novo ano com tudo limpo, reúne-se a família e na noite da passagem do ano é costume ir-se aos templos saudar os antepassados.
Entre outras coisas, as pessoas costumam oferecer laranjas como forma de desejar que o outro tenho um ano afortunado. Dá-se ainda um Lai Si, um envelope feito para a ocasião, com um valor simbólico (10 mop´s = +/- 1€). Na semana passada havia filas intermináveis nos bancos, porque mandaram imprimir dragões nas notas de 10 mop´s! Imaginem a loucura e o dinheiro que circula ;)
Adoro tradições e adoro ouvir as histórias das nossas famílias, por ser tão diferente da minha delicio-me a ouvir a história da família paterna do meu marido!
Este vai ser o meu primeiro ano chinês, in local :) e apesar de já estar desiludida por não haver um cortejo do dragão (não sei onde fui buscar esta) estou desejosa de "o viver".
Comentários
Rainha Mãe, os chineses não são muito conversadores (falta-lhes a vertente latina) mas são muito simpáticos :)
Bjs às 2
Adorava ver essa festa, esses barulhos, essas cores.
Sinto-me uma pessoa do mundo.
acho que o dragão é só nos festejos da deusa A-má e esse eu já vi. mas acho que na tv é muito mais emocionante