"hitlerices"

Depois de ter lido uma entrevista com o Roman Polanski decidi rever O Pianista!
Fico sempre muito impressionada com os relatos do Holocausto, é talvez o marco histórico que mais me faz confusão e acabo sempre a pensar que o Bin Laden ao pé dos alemães até parece bonzinho!
Os ideais daquela gente eram tão irreais que eu podia dedicar a minha vida a estudá-los que julgo que nunca iria conseguir atingi-los.Ultrapassa os limites da maldade e do próprio racismo...Entra no mundo da psi e num mundo tão manipulador em que o Hitler não era, na minha opinião, o pior deles.
É um tema que me fascina e que, apesar de já ter lido algumas coisas, gostava de poder ter mais tempo para o estudar mais a fundo. Nunca a loucura e a maldade andaram tão em sintonia :(

Claro que há outros tantos na nossa história, mas o Hitler e o que ele representa têm mesmo impacto em mim.

Ontem, a ver o filme, dei por mim a pensar nas voltas que a vida dá. Passados quase 70 anos a Alemanha voltou a comandar e a dar cartas, desta vez controlando a economia europeia. De uma certa perspectiva é assustador, não é? O que pensarão os judeus vítimas daquela época? Será o perdão suficientemente forte para não temer absolutamente nada?  Será que eu gostava de sentir que a estabilidade financeira do meu país (logo a da minha vida, também) está na mão daqueles que em tempos exterminaram a minha família?!
Bem sei que a Alemanha de hoje nada tem a ver, mas acredito que ainda haja um bom número de pessoas que comunga daqueles ideais loucos...  
Enfim, foi só um "suponhamos" ;)

Comentários

saudosa disse…
Se queres estudar a loucura... procura o que era a antiga URSS... vais encontrar lá mais e melhores exemplos do que o holocausto... acredita...

Quanto aos alemães.... experimenta dalar com alguns deles... ao acaso e de diferente regiões alemãs.... e vais perceber a vergonha que a maioria sente do que aconteceu... e até o sentimento que eles próprios, ainda hoje, não têm direito a viver uma vida sem preocupações...
Olá Saudosa, claro que sei que na rússia morreram milhares de pessoas e em áfrica continuam a morrer...
e na coreia, mesmo pertinho de mim, a loucura ultrapassa em muito os limites da razão...

mas emocionalmente sinto-me muito ligada ao holocausto (vá lá saber pq, se calhar vivi aquilo numa outra encarnação)

e obviamente que não quero desmerecer os alemães, que bem sofrerão desde então e a maioria não comunga daqueles ideias perversos, mas ainda há grupos anti-semitas e isso é uma realidade!

Mensagens populares deste blogue

Salvos pelos Avós!

Bolo Menino

Aos regressos