Vem aí o Dragão

Os Chineses são de facto um povo completamente diferente de nós! Os costumes, o seu dia-a-dia, a forma como se vestem, o que comem e até o que celebram!
Desde que cheguei já assisti a várias festevidades e a muitos fogos de artifício, mas nada se compara com a loucura do ano novo chinês!
As pessoas andam doidas na rua (tipo nós no Natal), há filas de trânsito em todo o lado e ainda estamos a uma semana do grande acontecimento. 
Como não podia deixar de ser este evento tem uma carga simbólica enorme! As pessoas enfeitam as casas cheias de motivos (em encarnado e dourado) para pedir prosperidade, longevidade e saúde! Fazem-se grandes limpezas para se entrar no novo ano com tudo limpo, reúne-se a família e na noite da passagem do ano é costume ir-se aos templos saudar os antepassados.
Entre outras coisas, as pessoas costumam oferecer laranjas como forma de desejar que o outro tenho um ano afortunado. Dá-se ainda um Lai Si, um envelope feito para a ocasião, com um valor simbólico (10 mop´s = +/- 1€). Na semana passada havia filas intermináveis nos bancos, porque mandaram imprimir dragões nas notas de 10 mop´s! Imaginem a loucura e o dinheiro que circula ;)
Adoro tradições e adoro ouvir as histórias das nossas famílias, por ser tão diferente da minha delicio-me a ouvir a história da família paterna do meu marido!
Este vai ser o meu primeiro ano chinês, in local :) e apesar de já estar desiludida por não haver um cortejo do dragão (não sei onde fui buscar esta) estou desejosa de "o viver".
Dizem que o ano do Dragão é um grande ano, parece que é tão bom que na china vai haver um baby boom, e é o ano do André. Por isso temos todas as condições reunidas para que seja AQUELE ano e eu só espero que assim seja ;)  

Comentários

Hum... Ano do André... Hum... Baby Boom... Hum... Grande ano... Tens de mandar vir o Manelito Chinoca! :D
RAINHA MÃE disse…
Deve ser muito giro! Adoro conhecer novas culturas. Estou muito em contacto com chineses por motivos profissionais e tenho a ideia que são pouco afavéis, mas o meu pai já os visitou e diz que forma extremamente simpáticos....
kiki nada de invenções :)

Rainha Mãe, os chineses não são muito conversadores (falta-lhes a vertente latina) mas são muito simpáticos :)

Bjs às 2
4D disse…
ahahahaha. pensei o mesmo que a Kiki. E um Manelito era coisa que havia de vos deixar contentes.

Adorava ver essa festa, esses barulhos, essas cores.
Sinto-me uma pessoa do mundo.
Antes do Manel os meus neurónios precisam de se concentrar num trabalho, é isso q espero q o dragão me traga. dp, com emprego e patacas na carteira venham o manelito e a teresinha :)
hahahaha Andamos sempre em sintonia! Rita, sentes o pressing? :P
Mitocas disse…
Vinha eu aqui na ideia de comentar a coisa do dragão gigante (amiga, eu cá tb imaginava assim, era como víamos na tv! Não há dragão? Então qd é?)... maaaas realmente, venha Manelinho e Teresinha e tudo! Vai ser um grande ano! I'm sure! :-) Muitos bjiiiiissss
se sinto... ;)
acho que o dragão é só nos festejos da deusa A-má e esse eu já vi. mas acho que na tv é muito mais emocionante

Mensagens populares deste blogue

Salvos pelos Avós!

Bolo Menino

Aos regressos