Aos 80 anos não quero ser velhinha!

A minha amiga Kiki escreveu no blog dela um tema que já há dias queria falar. Falou da hipótese de não virmos a receber reforma e que por tal vamos trabalhar até ao final da vida!
Sobre o que escreveu concordo em absoluto (podem ler aqui). Se isso incomoda muita gente, a mim não!

Quando eu era pequenina as pessoas com 80 anos eram velhinhas. A minha Avó morreu com 84 anos e era uma velhinha que não saía à rua, nem muito menos ficava em casa sozinha. Tinha um problema de saúde, mas nada de grave! As minhas tias-avós morreram todas "velhérrimas" e a maioria rondava os 80...
Hoje tenho a maior parte dos meus tios direitos a chegar aos 80 (há já quem os tenha) e de velhinhos não têm nada! São activos e, espantem-se!, pelos menos duas das minhas Tias trabalham (uma tem 78 e outra 79). A de 79 acorda todos os dias às 6h e desloca-se de comboio! Não usa bengala nem anda desdentada :) é uma super mulher, lindíssima, cheia de charme e que aparenta uns meros 70 anos!!!! Para além de não falar que são quase todos super dados às tecnologias, até tenho um Tio que tem um blog!!!
Também tenho na minha família quem se tenha reformado aos 50 anos e aviso-vos, não há maior disparate! Fazê-lo sem nenhum outro projecto é o início do fim!
Como é óbvio, também tenho quem se tenha reformado na idade que os permitia, mas todos eles se mantiveram activos! Uns porque precisavam de dinheiro outros, simplesmente, porque gostam e podem manter o bom das duas vidas: menos trabalho e mais lazer :)
A minha Mãe, que também já se pode reformar, é das mulheres mais activas que conheço. Apesar de ter muito com que se preocupar na sua vida pessoal, é daqueles casos que se quiser terá trabalho certo por mais duas décadas, isto porque quando as pessoas são competentes, não interessa a idade! 

Quanto a nós? Dá-me ideia que vamos ser a "geração à rasca" até morrer lol Portugal não deverá ter dinheiro para nos pagar e eu prefiro não me assustar! Tenho estes exemplos maravilhosos na minha família e se há alguma coisa que desejo, é poder ser como eles!

Esta semana a minha Tia dizia-me [a "não-sei-quantinhas" está óptima fisicamente (tem 78 anos) mas de cabeça vê-se logo que não trabalha...] E pronto, é isto! :)

Comentários

Maria disse…
Querida Rita ,adoro as suas notícias,a sua alegria e a vontade de levar o mundo pela frente.Força, só assim se consegue driblar os problemas da vida.Pela parte que me tocou nesta sua descripção,estou totalmente de acordo consigo.Velhinas são aquelas pessoas que não tem horizontes e como tal ,não têm interesses em ter um blog em levantar-se às 6 da manhã em estar ao par do que se passa à nossa volta e o unico olhar está direccionado para o umbigo.
A si não a estou a ver neste ultimo
quadro.Continue assim para que a sua Isabelinha com tanto gene positivo(+ de 80) tambem venha a ser uma Grande mulher.
Ontem gostei muito de ainda a ter apanhado acordada,é que tenho saudades suas.Beijos.Tz

Mensagens populares deste blogue

Salvos pelos Avós!

Aos regressos