Os Tudors

Comecei a ver esta série com imenso entusiasmo e expectativa! Adoro História e gosto de vaguear pelo passado! Claro que sabia que não ia receber grandes lições de história, mas no entanto nunca imaginei ver tanto disparate.
Há muitos anos que leio romances históricos e sei que qualquer autor gosta de um bom exagero, de uma bela intriga e de fantasiar dentro dos mitos!
Em Portugal costuma haver séries bem feitas! Obviamente há personagens e episódios inventados, mas a história principal existiu de facto e por regra costuma estar bem contada!
Agora os Tudors... Nunca vi nada tão trapalhão! Dá-me ideia que os autores consultaram a História a metade.
Fiquei chocada (como boa patriota que sou) com a imagem que deram ao Rei de Portugal. Os autores inventaram um casamento entre a irmã do Rei Henrique VIII com um Rei Português que era porco, com dentes podres, ar de selvagem quase a viver em cavernas! A corte portuguesa era uma desgraça com mulheres gordas e todas vestidas de preto. Em contraste com a corte inglesa, nós estavamos quase 2 séculos atrasados!
Esquecem-se os senhores autores que na altura quem tinha os melhores tecidos e especiarias éramos nós, pois já tínhamos chegado à Índia!
Para além deste episódio com o Rei de Portugal, que nunca existiu, eles trocaram os nomes das irmãs do Rei Henrique VIII. Na série, Margareth terá casado com um Rei muito velho (o tal Português) e quando ficou viúva casou com o Charles Brandon, Duque Suffolk.
Na realiade Mary casou com Luis XII de França (este sim podre de velho) e após ter ficado viúva casou com o tal Duque Suffolk...
Margareth, foi nada mais nada menos que Rainha da Escócia.
E ainda vou na 1ª série...

Comentários

O que as pessoas não sabem é que fomos nós que introduzimos o chá das 5 e as boas maneiras na corte Inglesa quando a D. Catarina de Bragança casou com o Rei Charles II!!!
Sim, já nem falo nisso...
mor disse…
Tens razão, a falta de rigor também me enervou... Mas gostei da série!

Mensagens populares deste blogue

Salvos pelos Avós!

Bolo Menino

Aos regressos